Cidade inteligente como estratégia para impulsionar o crescimento econômico

0
Rate this post

Em meio ao crescimento econômico que ainda hoje é um desafio (5%). O impulso e a urgência de implementar uma cidade inteligente é uma das estratégias que podem ser escolhidas. Os achados de várias referências revelam que o conceito de cidade inteligente é capaz de estimular o crescimento. Acesso e conectividade navegando por IoT (Internet of Things) entre setores de desenvolvimento é a chave para uma cidade inteligente, ou o que é popularmente chamado de cidade inteligente.

Cidade inteligente como estratégia para impulsionar o crescimento econômico

A ideia principal do desenvolvimento desta cidade é aumentar a produtividade da cidade integrando a tecnologia da informação e comunicação com os serviços públicos, de modo a alcançar eficiência e otimização no processo de desenvolvimento que possa melhorar a qualidade de vida das pessoas.

De acordo com o professor Dr. Rudolf Giffinger, do Centro de Ciência Regional da Universidade de Tecnologia de Viena, as medidas usadas no âmbito global para medir a Cidade Inteligente são: economia inteligente, incentivando o uso de tecnologia digital para melhorar o clima de negócios, governo inteligente, fortalecimento dos serviços públicos por meio da tecnologia da informação e comunicação, ambiente inteligente usando inovações tecnológicas para manter o meio ambiente e a eficiência energética, vida inteligente para incentivar o uso da tecnologia para aumentar a coesão social da sociedade, pessoas inteligentes incentivando a inovação para melhorar a qualidade de vida das pessoas, e mobilidade inteligente aumentando a interconexão de infraestrutura para aumentar a produtividade.

Lublin e Seul são exemplos de cidades inteligentes que continuam inovando e colaborando para criar cidades inteligentes

Na Indonésia, as cidades inteligentes começaram a se espalhar desde 2014, que foi marcado pelo lançamento do aplicativo Qlue para serviços públicos em Jacarta. Surabaya publicou o aplicativo SWAT (transporte de resíduos sólidos) para o sistema de transporte de resíduos, Bandung publicou o aplicativo E-punten para serviços de população.

Atualmente, existem pelo menos algumas cidades que começam a ser pioneiras na presença de cidades inteligentes, nomeadamente Bekasi, Tangerang, South Tangerang, Bogor, Purwakarta, Cirebon, Sukabumi, Semarang, Yogyakarta, Sleman, Banyuwangi, Malang, Bojonegoro, Gresik, Sidoarjo, East Lombok, Denpasar, Badung, Binjai, Jambi, Pelalawan, Banyuasin, Kutai Kartanegara, Samarinda, Singkawang, Makassar, Tomohon, Siak, Ambon e Mimika.

Na Indonésia, o Ministério de Obras Públicas e Habitação Pública (PUPR) estabeleceu 8 oito indicadores de cidades inteligentes, ou seja, planejamento de desenvolvimento inteligente, espaço aberto verde inteligente, transporte inteligente, gestão inteligente de resíduos, gestão inteligente de água, construção inteligente, gestão inteligente de resíduos, edifício inteligente e energia inteligente. Claro que implementar isso não é um sonho, considerando que pelo menos 64,8% da população da Indonésia atualmente usa a internet, este é certamente o capital básico para a implementação de cidades inteligentes.